sábado, 9 de maio de 2009

3D Studio: Ferramenta Loft

tualmente sou webdesingner e designer gráfico, trabalho com o 3d Studio desde sua primeira versão para DOS, e venho acompanhando a evolução desde fantástico software.

Muitos de vocês também devem usar o programa para ilustrar sites e mesmo anúncios impressos, gostaria de deixar esse espaço para trocar e informações e dúvidas sobre Max

No mercado atual existem artistas digitais 3d fantásticos que realizam animações fotorealísticas para tv e cinema, infelizmente nunca fiz nada pra cinema, apenas algumas vinhetinhas simples para tv e multimídia.

Nesta artigo vamos falar sobre a ferramenta loft, que apesar de parecer muito simples pode-se fazer verdadeiras obras com ela. A criação de uma primitiva loft consiste em um caminho e um shape, onde esse shape ira percorrer o caminho que você determinou. Mas o loft não fica por ai, quando esse caminho é percorrido você pode aplicar diversas transformações no objeto para que ele se modele do jeito que você precise. As deformações do objeto são:

Scale: que consiste na deformação do objeto apenas por coordenadas x e y de escala, onde você pode determinar a porcentagem da escala que irá deformar nos 2 eixos

Twist: onde ocorre uma torsão no objeto nos 2 eixos como um pano torcido.

Bevel: causa chamfros das mais variadas formas

Fit: o melhor e mais complexo, neste você tem que determinar um shape para o eixo X e outro para o Y, o shape frontal, além do caminho a ser percorrido (path). È principalmente utilizado para modelar objetos assimétricos, onde é desenhado geralmente a vista lateral, frontal e de topo, e a deformação é feita através desses comandos, na maioria dos casos o resultado é no mínimo satisfatória.

Nenhum comentário:

Postar um comentário