Aprenda como montar uma WLAN e dividir a sua banda larga entre vários micros
Vamos utilizar o roteador BEFW11S4, da Linksys, que vai funcionar como ponto de acesso. O equipamento tem 4 portas Ethernet e uma up-link para Internet a cabo ou DSL e suporte para conexão de até 32 dispositivos sem fio. Como ele usa a tecnologia 802.11b, o alcance nominal é de 100 metros, mas o valor real é bem menor uma vez que paredes e interferências acabam por diminuir esse alcance. A velocidade nominal é de 11Mbps.
Redução da imagem: 86% do seu tamanho original [ 591 x 173 ]
Para o nosso exemplo de rede domestica sem fio que será demonstrado utilizaremos 3 micros com Windows XP, nas maquinas clientes utilizamos dois dispositivos Wireless USB WUSB11, também da Linksys. Uma impressora ligada a um dos micros foi compartilhada com os demais. A conexão de banda larga empregada é o virtua, de 256Kbps, com endereço IP dinâmico.
Agora que você já acessa a Internet, é hora de conectar e configurar as outras estações da rede Wireless. O adaptador da Linksys usado no nosso exemplo vem com um cabo de extensão USB que permite colocá-lo numa posição mais alta para melhorar a performance da rede. Conecte o cabo ao adaptador, e o adaptador a uma porta USB livre do micro. Mantenha a antena na posição vertical e no local mais alto possível. Agora vamos instalar o driver do adaptador. Ligue o computador e rode o CD que acompanha a placa. O Windows XP vai reconhecer que um novo dispositivo foi conectado. A janela "Encontrado Novo hardware’’ será aberta. Selecione a opção "instale o software Automaticamente’’. Clique no botão Avançar. Uma janela informando que o driver encontrado não passou no teste de logotipo do Windows é mostrada. Clique em OK e vá adiante com a instalação. No final, vai aparecer a janela Concluindo o Assistente. Clique no botão concluir.
Depois, um ícone de rede aparece na bandeja do sistema, no canto inferior direito da tela. Clique duas vezes nesse ícone. A janela permitir que eu conecte a Rede sem fio Selecionada Mesmo que Insegura é mostrada. Clique no botão Conectar. Abra o Internet Explorer para ver se você esta navegando na web.
Redução da imagem: 99% do seu tamanho original [ 513 x 384 ]
Deixar a rede nas configurações padrão do fabricante é fazer um convite aos crackers para invadi-la. Pos isso é fundamental que se ajuste as configurações do roteador e de todos os adaptadores. Agora vamos ajustar as configurações do roteador e das placas para ter mais segurança. Abra o Internet Explorer e digite, no campo Endereço, http://192.168.1.1/. Uma janela para digitação da senha é mostrada. Deixe o nome do usuário em branco, escreva a palavra admin no campo Senha e clique em OK. As configurações do roteador aparecem no navegador. Clique na aba Adminstration. Digite uma nova senha para o roteador no campo Router Password e redigite-a em Re-enter to Confirm. Clique no botão Save Settings. Outro movimento importante é trocar o nome-padrão da rede. Vá à aba Wireless, no submenu Basic Wireless Name (SSID), digitando um novo nome. Clique em Save Settings.
Agora, vamos ativar a criptografia usando o protocolo WEP. O objetivo é impedir que alguém intercepte a comunicação. Primeiro, na aba Wireless, clique na opção Wireless Security e selecione Enable. Depois, no campo Security Mode, selecione WEP e, em Wireless Encription Level, 128 bits, coloque uma frase com até 16 caracteres no campo Passphrase e clique no botão Generate. No campo Key, aparecerá a chave criptográfica, com 26 dígitos hexadecimais. Copie a chave num papel e clique no botão Save Settings. A janela Close This Window é mostrada. Clique em Apply. Agora, precisamos colocar a chave criptográfica nos micros. No nosso caso, trabalhamos com o Firmware 3.0 nas interfaces Wireless. Na estação cliente, dê dois cliques no ícone da rede sem fio na bandeja do sistema. Clique no botão propriedades e na aba redes sem fio, clique no nome da rede e no botão configurar. Na janela de configuração, digite a chave criptográfica. Repita-a no campo Redigitar. Vá até a aba Autenticação e deixe a opção usar 802.1x desmarcada. Clique agora no botão Conectar e você já deverá ter acesso a Internet.
Para conseguir uma segurança adicional, vamos permitir que apenas dispositivos cadastrados no roteador tenham acesso a ele. Isso é feito por meio do MAC Address, código com 12 dígitos hexadecimais que identifica cada dispositivo na rede. Para configurar a filtragem, abra, no navegador a tela de gerenciamento do roteador. No menu no alto da janela, clique em Wireless/Wireless Network Access. Selecione a opção Restrict Access. Clique, então no botão Wireless Client MAC List. Será apresentada uma tabela com os dispositivos conectados. Na coluna Enable MAC Filter, assinale os equipamentos que deverão ter permissão de acesso. No caso do nosso exemplo deveríamos marcar os dois PCs ligados via Wireless. Clique em Save e, em seguida, em Save Settings.
Se caso você possuir o Norton Internet Security 2004 instalado veja como configurá-lo, pois na configuração padrão, o firewall do NIS impede que um micro tenha acesso aos recursos dos demais. Vamos alterar isso para possibilitar o compartilhamento de arquivos e impressoras. Abra o NIS, clique em Firewall Pessoal e, em seguida, no botão Configurar. Clique na aba Rede Domestica e, no quadro abaixo, na aba confiável. O NIS mostra uma lista de maquinas com permissão para acesso. A lista deverá estar vazia. Vamos incluir os endereços da rede local nela. Assinale a opção Usando um Intervalo. O roteador atribui aos computadores, em sua configuração padrão, endereços IP começando em 192.168.0.100. Esse IP é associado ao primeiro PC. O Segundo vai ser 192.168.0.101 e assim por diante. Como no nosso exemplo temos três micros na rede, preenchemos os campo exibidos pelo NIS com o endereço inicial 192.168.0.100 e o final 192.168.0.102. Note que, usando o utilitário de gerenciamento do roteador é possível alterar os endereços IP dos micros. Se você fizer isso, deverá reconfigurar o firewall.
Vamos criar uma pasta de acesso compartilhado em cada micro. Arquivos colocados neles ficaram disponíveis para os demais. Isso é feito por meio do protocolo NetBIOS. Para começar vamos criar uma identificação para o micro. Clique com o botão direito no ícone meu computador e escolha propriedades. Na aba nome do computador digite uma descrição do PC (1). Clique no botão alterar. Na janela que se abre, digite um nome para identificar o micro na rede (2). No campo grupo de trabalho, coloque um nome para a rede local (3).
Redução da imagem: 86% do seu tamanho original [ 590 x 348 ]
Esse nome do NetBIOS não tem relação com o SSID do Wireless. Por razoes de segurança, evite o nome Microsoft HOME, que é o padrão do Windows XP. Vá clicando em OK para fechar as janelas. Repita esse procedimento nos demais micros, tendo o cuidado de digitar o mesmo nome do grupo de trabalho neles. Embora seja possível compartilhar qualquer pasta, uma boa escolha é a documentos compartilhados. Para achá-la, abra a pasta Meus Documentos e, na coluna da esquerda, clique em Documentos Compartilhados e, depois, em compartilhar esta pasta. Assinale a opção Compartilhar esta Pasta na Rede e dê um nome para identificar a pasta. Se o Windows emitir um aviso dizendo que o compartilhamento esta desabilitado por razões de segurança, escolha a opção de compartilhar a pasta sem executar o assistente de configuração e confirme-a na caixa de dialogo seguinte. Para ter acesso a pasta num outro micro, abra a janela Meus locais de Rede.
Nenhum comentário:
Postar um comentário