quinta-feira, 9 de julho de 2009

Ótimas dicas para otimizar o Windows XP

:. Deixe o menu Iniciar mais rápido


Vá em Iniciar > Executar, digite "regedit" (sem aspas), pressione OK.


Vá em HKEY_CURRENT_USERControl PanelDesktop. Selecione MenuShowDelay na lista da direita. Clique com o botão direito do mouse, selecione Modificar e mude o valor para 0 (zero). Reinicie o micro e veja a diferença.



:. Gerencie melhor o arquivo de troca (memória virtual)


Computadores domésticos com mais de 512Mb normalmente não precisam usar a memória virtual, que acaba ocasionando perda de desempenho. Para desativá-la, vá em Painel de Controle > Sistema > Avançado > Desempenho > Avançado > Memória Virtual > Alterar. Selecione "sem arquivo de troca", clique em Definir e OK.


Caso precise usar a memória virtual, calcule-a com base em 1,5x a quantidade de memória RAM disponível (por exemplo, se você tem 128Mb de RAM, seu arquivo de troca será de 192Mb), e defina-o como tamanho inicial e máximo simultaneamente. Isto fará com que o tamanho do arquivo de troca seja fixo, prevenindo perda de desempenho e fragmentação do mesmo.


Se perceber travamentos ou perda de desempenho, deixe que o Windows gerencie a Memória Virtual para você; às vezes é a melhor opção.






:. Boot mais rápido

A Microsoft liberou uma ferramenta que promete tornar o boot e retorno dos modos "Suspender" e "Hibernar" mais rápido. Trata-se do Bootvis, que pode ser baixado diretamente clicando aqui (325 Kb).


Basicamente, basta ir em Trace > Optimize System que ele fará o resto.




:. Desligamento lento com drivers Detonator 21.83 da Nvidia

Para os que usam os drivers Detonator: devem ter percebido que o encerramento do Windows é lento. Para resolver este problema, vá no Painel de Controle > Ferramentas Administrativas > Serviços e altere o NVidia Driver Helper para "manual" ou "desabilitado". A versão mais nova do driver (23.11) já corrige este bug.




:. Desabilite a reprodução automática para CDs

Vá em Iniciar > Executar e digite "gpedit.msc" (sem aspas). Vá em Configuração do Computador > Modelos Administrativos > Sistema. Dê um duplo-clique sobre "Desabilitar reprodução automática". Selecione Ativar.




:. Libere 20% de sua banda de rede/Internet

O Windows XP possui um recurso (Agendador de pacotes QoS) que "reserva" 20% da banda disponível de rede e Internet para uso próprio. Para desabilitá-lo, siga os seguintes passos (Observação: é preciso estar logado como Administrador para executar os procedimentos abaixo):



a. Iniciar > Executar, digite gpedit.msc e pressione OK.
b. Configuração do computador > Modelos Administrativos > Rede
c. Selecione, na janela esquerda, "Agendador de pacotes QoS". Na janela da direita, dê duplo-clique na em "Limite de reserva de banda".
d. Na aba Configuração, selecione Ativado. Na linha "Limitar % da banda", digite 0 (zero). Clique em Aplicar, OK e saia.
e. Vá nas configurações da rede (Painel de Controle > Conexões de Rede), clique com o botão direito na conexão existente, selecione Propriedades. Na aba Geral, habilite o Agendador de Pacotes QoS (se já estiver habilitado, deixe como está). Reinicie o computador.


Se houver mais de um computador em rede, é preciso seguir este procedimento em todos para que haja benefício real desta dica.


Para mais informações sobre o QoS (Quality of Service), visite o site da Microsoft sobre o assunto em http://msdn.microsoft.com/library/default....os_3hk4.asp




:. Carregue o Internet Explorer mais rapidamente

Quando o Internet Explorer é aberto, mesmo que não haja uma página da Web definida como inicial, ele carregará a 'instrução' "about:blank". Desabilitar esta 'instrução' torna-o mais rápido ao carregar.


Para fazer isto, basta adicionar o comando "-nohome" no atalho do Internet Explorer que você costuma usar. Clique com o botão direito no atalho, vá em Propriedades, e na linha Objeto, adicione (após as aspas) o comando –nohome. Ficará algo assim: "C:Arquivos de ProgramasInternet ExplorerIEXPLORE.EXE" -nohome


Clique em OK e pronto!




:. Evitando lentidão e problemas

Esta dica é válida para qualquer versão do Windows e é "básica": mantenha sempre o disco rígido desfragmentado (Desfragmentador) e livre de erros (Scandisk nos Win9x/Me; CHKDSK/CHKNTFS nos Win2k/XP). É aconselhável, sobretudo, desfragmentar o disco após apagar grandes volumes de dados ou antes de instalar programas ou acrescentar grandes volumes de dados.


Você pode acrescentar o Desfragmentador ao menu de contexto. Basta abrir o Bloco de Notas e colar o seguinte conteúdo:



; context_defrag.INF

; Adiciona o Desfragmentador ao menu de contexto no Windows XP


signature="$CHICAGO$"


AddReg=AddMe



HKCR,"DriveShellDesfragmentarcommand",,,"DEFRAG.EXE %1"


Salve onde desejar com o nome defrag.inf (atenção para não salvá-lo como .TXT). Abra o Windows Explorer, selecione o arquivo criado, clique com o botão direito e selecione Instalar. Depois, basta clicar com o botão direito em uma letra de unidade no Windows Explorer; aparecerá a opção "Desfragmentar". Se preferir, clique aqui (233 bytes) para fazer o download do arquivo pronto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário