sábado, 9 de maio de 2009

Animação - Parte 03

Descrição: Animando no 3Ds max - Parte 3
Software utilizado: 3ds max 7
Grau de dificuldade
: 4
Ao som: Orishas - Mística

01 - O Movimento

Vamos fazer um movimento bem simples de um box passando rapidamente em frente à câmera. Nesse caso, de um ponto ao outro, ele percorre apenas 15 frames. Isso para que possamos ver melhor o Motion Blur.

Agora selecione o Box que tem o movimento. Clique nele com o botão direito e escolha Properties:

Marque a opção Image. Com essa opção marcada, o Blur (Desfoque) será uniforme. Se marcada a opção Object, o blur será com a imagem do objeto repedita várias vezes. Eu, particularmente, não gosto desse.

Agora você terá que posicionar a câmera ou a sua visualização da Viewport Perspective de modo que você, em alguma parte da animação, mostre o Box passando rapidamente, mais ou menos como na imagem abaixo. Você não precisa fazer uma câmera só para isso, mas no caso de você querer girar a câmera sobre o objeto, tipo aquelas cenas do filme Matrix, aí sim você terá que criar uma câmera e fazer a animação dela girando em torno do Box e também terá que habilitar o Motion Blur do "chão", no caso aqui, o box Verde.

Pronto. Veja a diferença do frame renderizado, com e sem o Motion Blur.

Com Motion Blur:

Sem Motion Blur:

Se quisermos salvar esse arquivo para AVI. Pressione F10 e abrirá essa janela:

Essa janela tem muita coisa que você precisa entender.

Na Guia Common está a maioria das opções que você irá usar para renderizar em formato AVI (Formato de Video para Windows).

Em Time Output você vai configurar a quantidade de animação vai renderizar.

Single: Apenas o frame que o cursor estiver.

Active Time Segment: Toda a animação, independente da quantidade de frames.

Range: Do frame X, até o frame Y. Você escolhe em qual frame será o início, e em qual frame termina.

Frames: Você escolherá quais serão os frames a serem renderizados. Por exemplo: Frames 1,4,25,67. De um frame para o outro use uma vírgula. Ou também você poderá escolher uma sequência determinada. Assim: 50-70. Deste modo o 3dsmax vai renderizar todos os frames de 50 até o frame 70.

Eu nunca utilizei, mas agora você já sabe para que serve.

Em Output Size você escolherá o tamanho do frame em Pixels. Custom tem algums tamanhos pré-determinados, como formatos de vídeo 35mm de Cinema, formato de VCD que é 320x240 pixels, NTSC DV formato padrão de televisão que é 720x480 pixels, dentre outros. Ou até mesmo formato de HDTV (High-Definition Television). Meu sonho de consumo!

Em Render Output você terá que marcar Save File e clicar em Files.

Em Salvar como, escolha AVI File. Ou o que você quiser. Você pode salvar para .MOV, .JPG, .BMP e TGA. TGA, no caso, renderiza com transparência. Ideal para usar em outros programas como After Effects, Vegas, Premiere e por aí vai. Clique depois em Salvar e abrirá essa janela:

Em Compressor você escolherá qual será o Codec de compressão do vídeo. Terá uma lista de todos os codecs instalados em seu computador. Um Codec de vídeo muito usado na net é o Divx. Qualidade boa e tamanho pequeno. Clique em OK.

Continuando na janela de Render, lá embaixo mostra qual Viewport você vai renderizar. No caso, se você usar uma câmera, selecione a mesma (no meu caso fiz sem câmera). Então vou escolher Perspective.

Pronto. Basta clicar em Render e ir tomar um cafézinho. O 3D começará a renderizar a sua animação para o formato de video que você configurou.

Acho que está bom de matérias sobre animação. A partir da próxima matéria vamos iniciar uma série sobre renders, iluminação, dentre outros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário