quinta-feira, 9 de julho de 2009

Segredos do Windows O Ficheiro Swap explicado em detalhe

Aprenda a gerir mais eficientemente a memória desvendando os Segredos Ocultos do Windows deste mês com a ajuda da PC Guia.

Por mais rápido e melhor que o seu PC seja, ele necessita na mesma de um sistema operativo para funcionar. Nos longínquos tempos das velhas máquinas domésticas de 16 bits, como o Commodore Amiga e o Atari ST, o sistema operativo vinha incorporado no computador num chip da ROM ou era iniciado a partir de uma disquete do sistema. Porém, os tempos mudaram e os sistemas operativos modernos ocupam agora muitos megabytes de espaço em disco - e o Windows é o mais sôfrego de todos.

A razão pela qual os sistemas operativos devoram tanto espaço em disco prende-se com a complexidade envolvida no código. Seja qual for o seu conceito do Windows ou dos sistemas alternativos, como o Linux e o BeOS, não existem dúvidas de que eles são consideravelmente mais avançados tecnicamente do que os sistemas operativos mais antigos, como o GEM ou até mesmo o MS-DOS. Redundante será dizer que o preço que o leitor paga pela complexidade e ajuda ao utilizador representa um aumento considerável no tamanho do código do SO. O que significa que, se os requisitos de espaço em disco estão constantemente a aumentar, o mesmo acontece com os requisitos de memória, exponencialmente. Um bom exemplo são os requisitos de 1.5Gb de espaço em disco e 128Mb de RAM do XP.


Mais utilitários de memória
Existem mais ferramentas baseadas na memória do que o leitor alguma vez imaginou.
Se é principiante, não deixe de dar uma olhadela a estas...



O GoldMemory é um programa baseado no DOS e, por isso, não tem lá um grande aspecto, mas está perfeitamente à altura daquilo que lhe é exigido.
• O GoldMemory 5.07 é uma ferramenta útil para testar a memória física a partir do DOS, bem como para detectar quaisquer problemas de incompatibilidade que o leitor possa ter com os módulo de memória e a motherboard.
www.mtsoftware.cz

• O Meminfo II pode ajudá-lo caso se separe com problemas de fragmentação. Ele ordena-a totalmente de forma automática, de modo a que o leitor não precise de se preocupar com quaisquer questões de natureza técnica.
http://home.swipnet.se/gollum

• O Memturbo II é positivamente o último grito em ferramentas de gestão de memória. Ele faz muito mais do que apenas desfragmentar a RAM. Também regenera a memória perdida quando os programas sofrem uma avaria e transfere para o disco quaisquer bibliotecas e DLLs não utilizadas.
www.memturbo.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário